silfriedman@gmail.com

O que devemos saber sobre o tratamento de pessoas que gaguejam?

Existem muitas formas de tratar a pessoa que gagueja. As mais conhecidas e praticadas são aquelas que empregam técnicas e/ou aparelhos com a finalidade de reduzir a frequência e a intensidade da gagueira através do controle da fala. Esses tratamentos podem dar a sensação de uma rápida melhora e cura a curto prazo. Entretanto, comprovou-se que, na maioria dos casos, essas mudanças observadas de maneira imediata não se mantém ao longo do tempo e a recaída é inevitável.

Diverso estudos têm demonstrado que como a fala é uma função espontânea, tentar controlá-la produz um efeito contrário ao esperado: quanto mais controle existe, mais travas se produzem. Os tratamentos que abordam as necessidades das pessoas e o impacto da gagueira em suas vidas têm obtido melhores resultados.

Por esse motivo, o tratamento da gagueira deve direcionar-se a mudar o modo pelo qual a pessoa com gagueira se relaciona com sua fala e consigo mesma. Para isso é necessário, entre outras coisas, mudar as crenças que a pessoa tem sobre a imagem estigmatizada de falante e ajudá-la a superar o sofrimento que o gaguejar lhe produz.

O êxito de qualquer tratamento para as pessoas que gaguejam não está em alcançar uma fluência absoluta ao falar e sim em alcançar a capacidade de experimentar os momentos de gagueira sem medo, vergonha e sofrimento, visto que gaguejar sem temor gera fluência.

Para tratar a gagueira procure um profissional especializado no atendimento aos problemas de fluência.

  • arte gráfica Pedro Friedman
  • ano 2013
  • realização
  • apoio